Jardim Particular
POR: Celmar Móveis
23/04/2020 - 18:09

Jardim Particular
Como trazer a natureza para seus projetos
Mais uma vez o verde natural vai ser protagonista em 2018. O conceito de “floresta urbana” traduz a busca por uma maior proximidade à natureza dentro de casa, sejam elas em tamanhos grandes ou em pequenos espaços.

Diversas opções de jardins particulares podem unir charme e funcionalidade ao definir a divisão dos espaços, ou até mesmo serem projetados para servir de mini horta.
É importante levar em consideração as condições do ambiente para aplicar o paisagismo ideal:
- Para áreas expostas a condições de muito vento, o ideal é selecionar plantas com folhas finas e mais duras, pois são mais resistentes.

- A função do sol é alimentar a área natural, porém uma exposição constante pode surtir danos às plantas. As espécies mais resistentes ao sol são Crassulas, Fícus, Fênix, Buxinhos e Bouganvilles – estas podem ser plantadas em vasos - além de Cedros e Coníferas para espaços de bastante altura.

- Em áreas cobertas, os jardins estão mais suscetíveis à proliferação de pragas, por isso é importante uma manutenção periódica com pesticidas naturais para manter cores vigorantes e evitar o uso de químicos em ambientes fechados.

- Plantas criadas em recipientes - vasos, floreiras ou cachepôs – são sensíveis a adubos a cada dois ou três meses, ganhando rapidamente vitalidade e resistência.

A conexão homem–natureza inspira na arquitetura um toque bucólico muito agradável aos olhos e aos novos ares que serão constantemente renovados nesses espaços.